Baladas
palavras
e outonos
Lançamento de publicação em encarte e de dois DVDs, em homenagem à escritora Núbia Marques no primeiro decênio de seu falecimento.
Dia 28 de agosto, a partir das 18,30 no Instituto Luciano Barreto Júnior, situado na Av. Barão de Maruim, Aracaju.
No encarte está a transcrição de nove poemas que constam no DVD e foram escolhidos para serem apresentados nas vozes e nas performances de atrizes sergipanas, selecionadas e dirigidas pelo diretor de teatro Raimundo Venâncio, com a produção do jornalista Pascoal Maynard Júnior. Com suas vozes e gestos essas atrizes reinventam a arte, gerando novos momentos de emoção e significados.
Os poemas fazem parte de uma trilogia de publicações onde figuram três poetisas sergipanas: Núbia Marques, Gizelda Morais e Carmelita Fontes. A idéia primeira de um livro a três partiu de Núbia Marques que, em 1965, convidou as amigas para organizarem e publicarem conjuntamente o livro baladas do inútil silêncio (edição da Imprensa Oficial da Bahia, lançado em Salvador e em Aracaju no mesmo ano). Depois veio a participação das três em Palavra de Mulher, livro nacional, poesia feminina brasileira contemporânea, antologia organizada pela escritora Maria de Lourdes Hortas. Em seguida veio Verdeoutono, 1982, em edição da Gráfica J. Andrade. O conteúdo integral dessas publicações encontra-se também no DVD, além de fotos dos lançamentos, recortes de jornais, entrevistas realizadas em diversas épocas, currículos e depoimentos sobre Núbia.
Núbia Marques faleceu repentinamente em 26 de agosto de 1999 e esta é uma homenagem que lhe prestam suas companheiras de poesia e seus amigos. Luiz Eduardo Oliva, atual diretor presidente da SEGRASE, apoiou a realização desta homenagem a uma mulher que sempre manteve o entusiasmo pela literatura em Sergipe e exerceu vários cargos relacionados ao desenvolvimento da cultura em sua terra. Era difícil publicar, mas ela sempre encontrava um jeito. O convite para o lançamento se entende aos amigos de Núbia, aos apreciadores de poesia, declamação, cultura e teatro.
0 comentários:
Postar um comentário